Educação Social Emocional

Educação Social Emocional

“Os efeitos da educação infantil na performance escolar”

Li ontem um artigo no Child Psychology Research Blog a respeito da importancia da Educação Infantil (ou creche). Para aqueles dentre nós que já trabalharam com crianças pequenas, essa importância não chega a ser novidade.
Me surpreendeu, porém, que a pesquisa discutida por Nestor Lopesz-Duran, PhD, revelou que o impacto na aprendizagem acadêmica ocorre de fato entre crianças cujos pais não têm um alto nível de educação formal. Em outras palavras, crianças de famílias com um histórico de ensino superior aparentemente não se beneficiam tanto – dentre essas crianças, a pesquisa não encontrou diferença significativa de aprendizagem entre aqueles que tiveram educação infantil e aqueles que não.
Tendo estudado e trabalhado como professora de Educação Infantil e como Psicanalista Infantil, entretanto, eu vejo este tema também sob outra perspectiva, uma perspectiva que tem sido gradualmente mais reconhecida entre aqueles que se preocupam com a educação nos Estados Unidos.

“Fazendo as pazes”

Na revista Instructor de maio/junho de 2010, Samantha Cleaver revelou uma nova tendência nas escolas públicas americanas: ensinar educação socio-emocional. Segundo ela, escolas estão começando a perceber que problemas de comportamento frequentemente diminuem quando há uma dedicação sistematica de tempo para ajudar as crianças a lidar com conflitos, tendo ainda o benefício de melhorar a aprendizagem geral do aluno e subir as notas em testes – chave para fazer funcionar a política educational americana.
Cleaver encontrou e conversou com diversas pessoas envolvidas em movimentos, associações e organizações que promovem, ensinam e apóiam a Educação Social Emocional. Em alguns estados, inclusive, a Educação Social Emocional já faz parte das diretrizes educacionais.

O que eu penso

Lendo a respeito de como as crianças aprendem a interpretar intenções e sentimentos através de ilustrações em livros infantis para poderem entender melhor os sentimentos dos outros, de como aprendem a resolver problemas em vez de ignorar seus conflitos, e como a linguagem e comunicação têm um papel importante no processo de Educação Social Emocional, não pude deixar de pensar: Mas é ISSO que ensinamos na Educação Infantil!!
Voltando ao começo deste artigo, quando comento a discussão de Dr. Lopez-Duran: A pesquisa comprovou que o maior impacto da Educação Infantil no SUCESSO ACADEMICO ocorreu em crianças cujos pais tinham menos educação formal. Eu pergunto, porém, se há uma pesquisa que de conta da APRENDIZAGEM SOCIAL EMOCIONAL e sua relação com a Educação Infantil. Eu arrisco dizer que faz uma diferença enorme, sem relação alguma com a história educacional dos pais.

**

Cleaver, S. (2010). Making peace: Why social and emotional learning has to come first. Instructor. Scholastic:New York.
Lopez-Duran, N (2010). Day care and school readiness. Retrieved from http://www.child-psych.org/2010/10/day-care-and-school-readiness-closing-the.html

No comments.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *